Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 19/09/2018 (Accumulation)
Level of description
Item
Extent and medium
2 páginas em suporte digital
Context area
Name of creator
Biographical history
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. O processo de criação da UFFS iniciou com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal. Contando com mais de 40 cursos de graduação, a Universidade já ultrapassou a marca de 8 mil alunos e completa, em 2019, dez anos de história. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Com a aplicação da nova política de ingresso, a maioria dos alunos da graduação são provenientes de escolas públicas de diferentes locais do Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos, além de antecipar a conquista de objetivos fundamentais para o país, para a população e para a estrutura escolar, fazendo justiça à trajetória dos estudantes brasileiros, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população. Para ingressar na UFFS é preciso realizar o ENEM, pois a Universidade atualmente adota o SiSU como método de acesso à graduação.
Além da graduação, a UFFS oferece oportunidades em cursos de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). Atualmente são oferecidos diversos cursos de especialização, residências médicas, 12 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais.
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da UFFS realizou, no último dia 17 de setembro, mais um processo de eliminação de documentos institucionais. O procedimento acontece seguindo normativas nacionais sobre eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e das entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Neste ano, após a análise das listagens pela CPAD e autorização do Arquivo Nacional, a CPAD publicou um edital com os documentos que seriam eliminados. Findado o prazo do edital, a UFFS realizou a eliminação dos 540kg de papéis através de fragmentação, que foi realizada em uma empresa. Após fragmentado, o montante de papel foi doado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Solidários de Chapecó (ARSOL).