Universidade Federal da Fronteira Sul

Área de identificação

Identificador

SCUFFS

Forma autorizada do nome

Universidade Federal da Fronteira Sul

Forma(s) paralela(s) de nome

  • UFFS

Outra(s) forma(s) do nome

  • Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil)

Tipo

  • Universidade

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Reitoria UFFS
Avenida Fernando Machado, 108 E, Centro

Localidade

Chapecó

Região

Santa Catarina

Nome do país

Brasil

CEP

89802-112

Telefone

(49) 2049-3100

Fax

ID

URL

Nota

área de descrição

história

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. O processo de criação da UFFS iniciou com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal. Contando com mais de 40 cursos de graduação, a Universidade já ultrapassou a marca de 8 mil alunos e completa, em 2019, dez anos de história. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Com a aplicação da nova política de ingresso, a maioria dos alunos da graduação são provenientes de escolas públicas de diferentes locais do Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos, além de antecipar a conquista de objetivos fundamentais para o país, para a população e para a estrutura escolar, fazendo justiça à trajetória dos estudantes brasileiros, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população. Para ingressar na UFFS é preciso realizar o ENEM, pois a Universidade atualmente adota o SiSU como método de acesso à graduação.
Além da graduação, a UFFS oferece oportunidades em cursos de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). Atualmente são oferecidos diversos cursos de especialização, residências médicas, 12 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais.

contexto cultural e geográfico

Essa Universidade está situada na Região Sul do Brasil, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, nas cidades de Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná, e nas cidades de Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A UFFS abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Historicamente desassistida pelo poder público, especialmente com relação ao ensino superior, a mesorregião sonhava com uma universidade federal há décadas e tem na UFFS a maior expressão de como é possível desenvolver ensino superior público, gratuito e de qualidade em um ambiente que recentemente apresentava poucas perspectivas.

Mandatos/Fontes de autoridade

Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009 – Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e dá outras providências.

estrutura administrativa

A Universidade conta com um Órgão Superior, o Conselho Universitário (CONSUNI).

Na Administração Superior (Reitoria), inserem-se o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias - Administração e Infraestrutura; Assuntos Estudantis; Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas; Graduação; Planejamento; Pós-Graduação -, as Secretarias Especiais – Laboratórios; Obras; Tecnologia e Informação -, a Auditoria Interna, e a Procuradoria Federal junto a UFFS.

A estrutura administrativa é composta ainda por Órgãos Intermediários, que integram seis Campi: Campus Cerro Largo; Campus Chapecó; Campus Erechim; Campus Laranjeiras do Sul; Campus Passo Fundo; Campus Realeza. Integram essa estrutura os Conselhos de Campus e as Direções de Campus.

Os Órgãos de Base são compostos pelas Unidades Acadêmicas (Colegiados e Coordenações de Cursos), enquanto que as Unidades Administrativas contam com diversas Superintendências, Diretorias, Departamentos, Divisões, Setores e Serviços.

Políticas de gestão e entrada de documentos

O acervo arquivístico é composto por documentos produzidos e recebidos pelas unidades administrativas e acadêmicas da UFFS. A gestão de documentos é regida pela Resolução n° 13/CONSUNI/UFFS/2016 e pela Resolução nº 008/CONSUNI/UFFS/2011, que aprovou o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS.
A entrada dos documentos no Arquivo da Reitoria e do Campus Chapecó é realizada mediante o contato das unidades administrativas e acadêmicas solicitando a transferência ou recolhimento dos documentos que já cumpriram a fase corrente, de acordo com a Instrução Normativa nº 6/PROPLAN/UFFS/2017 e Instrução Normativa nº 7/PROPLAN/UFFS/2017.

Prédios

A Instituição possui prédios próprios em todos os Campi, os quais sediam as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.
Na Sede (Chapecó), os prédios próprios localizam-se no Campus Chapecó, onde são desenvolvidas as atividades acadêmicas. O prédio da Biblioteca, abriga tanto unidades administrativas do Campus quanto da Reitoria (Secretaria Especial de Tecnologia e Informação, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação).

As demais unidades da Administração Superior (Gabinete do Reitor, Procuradoria, Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Secretaria Especial de Obras e Secretaria Especial de Laboratórios) localizam-se em prédios locados, no centro da cidade de Chapecó.

Acervo

Na Universidade são produzidos e acumulados documentos em decorrências das atividades-meio (administração geral, organização e funcionamento, pessoal, material, patrimônio, orçamento e finanças, documentação e informação, comunicações e assuntos diversos) e das atividades-fim (ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil)
Nos Campi, a documentação é mantida nos próprios setores produtores/acumuladores até que sejam criadas unidades responsáveis pela guarda intermediária e permanente.

Na Sede (Chapecó), os documentos são mantidos em arquivo corrente nos setores, e posteriormente são transferidos e recolhidos para o Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó.
Nesse espaço, o acervo documental inclui: documentos de caráter intermediário e permanente das unidades administrativas e acadêmicas da Reitoria e do Campus Chapecó, sendo a totalidade do acervo constituída por documentos registrados em suporte papel.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

De segunda-feira a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h, e das 13:00h às 17:30h, exceto feriados nacionais, estaduais ou municipais.

Condição de acesso e uso

Os documentos estão disponíveis para consulta, com exceção dos que possuem restrição de acesso, conforme a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e suas regulamentações.

O acesso à documentação por usuários externos ocorre mediante solicitação (via correio eletrônico: seti.dgdoc@uffs.edu.br ou através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC): esic.cgu.gov.br ).

Documentos com informações sensíveis (pessoais, de saúde, dados financeiros etc.) são disponibilizados apenas aos setores administrativos da UFFS, mediante solicitação formal.

O empréstimo de documentos é permitido somente aos setores internos da UFFS, em atenção à Instrução Normativa nº 8/PROPLAN/UFFS/2017.

Acessibilidade

O campus Chapecó, situado na rodovia SC 484 – localiza-se fora do perímetro urbano, requerendo meios de transportes (automóvel ou ônibus) para garantir o seu acesso. O transporte através de ônibus é disponibilizado pela Linha 24 (Universidade Federal da Fronteira Sul) saindo diariamente do terminal central em diversos horários. Os horários do transporte urbano podem ser consultados pelo site: http://www.avchap.com.br/site/busca-de-horarios/

Os prédios possuem estacionamentos próximos, um conjunto de escadas, rampas e elevadores que facilitam o acesso, além de banheiros apropriados para atender pessoas com necessidades especiais.

área de serviços

serviços de pesquisa

A Universidade dispõe de Bibliotecas em todos os Campi, com salas de estudo e computadores disponibilizados para a realização de pesquisas.

A Instrução Normativa nº 8/PROPLAN/UFFS/2017 orienta quanto aos procedimentos de empréstimo de documentos aos usuários internos e consulta aos documentos arquivados no Arquivo Permanente da Reitoria e Campus Chapecó.

serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

UFFS

Identificador da instituição

BR SCUFFS

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/ISDF.pdf
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf
Conselho Nacional de Arquivos (Brasil). NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf
Conselho Nacional de Arquivos (Brasil). ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/isaar_cpf.pdf
Conselho Nacional de Arquivos (Brasil). CODEARQ: código de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Disponível em: http://conarq.gov.br/o-cadastro.html

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

10/04/2019

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Responsáveis pelas revisões e manutenções das descrições registradas:
Eliseu dos Santos Lima (Arquivista)
Murilo Billig Schäfer (Arquivista)
Daniele Ramos Zimmermann (Técnica em Arquivo)
Cinara Reis Flores (Arquivista)
Isadora de Oliveira Marques (Estagiária)
Victória Artigas Pause (Estagiária)

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Educação (Thematic area)
  • Ciência e Tecnologia (Thematic area)
  • Artes e Cultura (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Reitoria UFFS Avenida Fernando Machado, 108 E, Centro
Chapecó, Santa Catarina
BR 89802-112