Item 2019-11-21/12260 - Aprovada Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da UFFS

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR SCUFFS UFFS-000-060-063-063.01-2019-11-06/12046-2019-11-06/12047-2019-11-21/12259-2019-11-21/12260

Title

Aprovada Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da UFFS

Date(s)

  • 22/06/2016 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

1 página de documento em suporte digital

Context area

Name of creator

Biographical history

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. O processo de criação da UFFS iniciou com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal. Contando com mais de 40 cursos de graduação, a Universidade já ultrapassou a marca de 8 mil alunos e completa, em 2019, dez anos de história. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Com a aplicação da nova política de ingresso, a maioria dos alunos da graduação são provenientes de escolas públicas de diferentes locais do Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos, além de antecipar a conquista de objetivos fundamentais para o país, para a população e para a estrutura escolar, fazendo justiça à trajetória dos estudantes brasileiros, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população. Para ingressar na UFFS é preciso realizar o ENEM, pois a Universidade atualmente adota o SiSU como método de acesso à graduação.
Além da graduação, a UFFS oferece oportunidades em cursos de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). Atualmente são oferecidos diversos cursos de especialização, residências médicas, 12 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

A UFFS conta a partir de agora com sua Política de Gestão de Documentos Arquivísticos, aprovada durante a sessão ordinária mais recente do Conselho Universitário (CONSUNI). Na Resolução Nº 13/2016 – CONSUNI constam as normas e os procedimentos para armazenamento e destinação dos documentos gerados na Instituição e recebidos por ela. O documento é o resultado do trabalho da Comissão Temporária de Arquivos, formada em 2014 e instituída pela Portaria Nº 761/GR/UFFS.

A Política aprovada considera que a Gestão de Documentos é o conjunto de medidas e de rotinas que visam à racionalização e à eficácia na criação, tramitação, classificação, avaliação, no uso e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando ao recolhimento para guarda permanente ou eliminação.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area