Series 100 - 100 - ENSINO SUPERIOR

Viagem de campo do curso de Geografia Viagem de campo do curso de Geografia Viagem de campo do curso de Geografia Viagem de campo do curso de Geografia Viagem de campo do curso de Geografia Viagem de campo do curso de Geografia Viagem de campo do curso de Geografia Viagem de campo do curso de Geografia II Semana Acadêmica do Curso de Letras II Semana Acadêmica do Curso de Letras
Results 1 to 10 of 6267 Show all

Identity area

Reference code

BR SCUFFS UFFS-100

Title

100 - ENSINO SUPERIOR

Date(s)

  • 2009 (Creation)

Level of description

Series

Extent and medium

Documentos analógicos e digitais. Não dimensionado.

Context area

Name of creator

Biographical history

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. O processo de criação da UFFS iniciou com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal. Contando com mais de 40 cursos de graduação, a Universidade já ultrapassou a marca de 8 mil alunos e completa, em 2019, dez anos de história. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Com a aplicação da nova política de ingresso, a maioria dos alunos da graduação são provenientes de escolas públicas de diferentes locais do Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos, além de antecipar a conquista de objetivos fundamentais para o país, para a população e para a estrutura escolar, fazendo justiça à trajetória dos estudantes brasileiros, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população. Para ingressar na UFFS é preciso realizar o ENEM, pois a Universidade atualmente adota o SiSU como método de acesso à graduação.
Além da graduação, a UFFS oferece oportunidades em cursos de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). Atualmente são oferecidos diversos cursos de especialização, residências médicas, 12 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais.

Archival history

Esse acervo reúne documentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde o ano de 2010, ano em que tiveram início as atividades acadêmicas da Universidade. A produção documental se deu como reflexo das atividades referentes à Normatização e Regulamentação do Ensino Superior, das atividades dos Cursos de Graduação, dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFFS.
A documentação de guarda permanente, produzida e acumulada no âmbito da Reitoria e do Campus Chapecó é custodiada pelo Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental, no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó.

Immediate source of acquisition or transfer

Documentos procedentes das funções e atividades desenvolvidas pela UFFS, oriundos dos recolhimentos efetivados das unidades acadêmicas vinculadas, principalmente à Pró-Reitoria de Graduação, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Content and structure area

Scope and content

Esta série reflete o desenvolvimento e a história das ações e atividades da UFFS, incluindo documentos referentes à concepção, organização e ao funcionamento do ensino superior na Universidade.

Appraisal, destruction and scheduling

Foram eliminados documentos com prazos de guarda expirados de acordo com o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS, seguindo os procedimentos previstas na Portaria nº 626/GR/UFFS/2018, que normatizou os procedimentos internos para a destinação de documentos arquivísticos para eliminação no âmbito da UFFS.

Accruals

Por ser um fundo documental aberto receberá ingressos adicionais, conforme o andamento das atividades da Universidade.

System of arrangement

Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas no Quadro de Arranjo de Documentos da UFFS, construído de acordo com o Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio da Administração Pública Federal, constituindo-se nas seguintes subséries:
Normatização. Regulamentação
Cursos de Graduação
Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu
Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Permitida pesquisa mediante solicitação prévia, em observância à Instrução Normativa nº 8/PROPLAN/UFFS/2017, que dispõe sobre os procedimentos para consulta de documentos arquivados no Arquivo Permanente da Reitoria da UFFS
Há restrição de acesso aos documentos que contenham informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e a imagem dos servidores e dos estudantes, em observância à Lei de Acesso à Informação (LAI) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conditions governing reproduction

Os documentos impressos, que não possuam restrição de acesso, poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia sem a utilização de flash.

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Documentos predominantemente em português, sem outros caracteres especiais de escrita

Physical characteristics and technical requirements

Documentos avulsos e/ou reunidos em processos administrativos em bom estado de conservação.

Finding aids

Em elaboração.

Allied materials area

Existence and location of originals

Documentos originais. Encontram-se no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó, custodiado pelo Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental da UFFS.
Alguns documentos ainda podem estar sob a custódia das unidades acadêmicas das Pró-Reitorias que efetivaram os recolhimentos.

Existence and location of copies

Na possibilidade de inexistência dos documentos originais, as cópias encontram-se mantidas no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó da UFFS. Também podem existir cópias dos documentos mantidos nos arquivos setoriais das unidades que procederam as transferências e os recolhimentos.

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

A série evidencia, principalmente, como se deu o desenvolvimento e a evolução das atividades relacionadas ao Ensino Superior na Universidade.

Alternative identifier(s)

Access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

ES 100

Institution identifier

Universidade Federal da Fronteira Sul

Rules and/or conventions used

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). CONARQ. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Status

Final

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

11/04/2019

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Arquivo Nacional (Brasil)
Conselho Nacional de Arquivos
Conselho Internacional de Arquivos

Accession area

Related people and organizations

Related genres