Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2009 (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
Documentos analógicos e digitais. Não dimensionado.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. O processo de criação da UFFS iniciou com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal. Contando com mais de 40 cursos de graduação, a Universidade já ultrapassou a marca de 8 mil alunos e completa, em 2019, dez anos de história. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Com a aplicação da nova política de ingresso, a maioria dos alunos da graduação são provenientes de escolas públicas de diferentes locais do Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos, além de antecipar a conquista de objetivos fundamentais para o país, para a população e para a estrutura escolar, fazendo justiça à trajetória dos estudantes brasileiros, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população. Para ingressar na UFFS é preciso realizar o ENEM, pois a Universidade atualmente adota o SiSU como método de acesso à graduação.
Além da graduação, a UFFS oferece oportunidades em cursos de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). Atualmente são oferecidos diversos cursos de especialização, residências médicas, 12 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Esse acervo reúne documentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde o ano de 2010, ano em que tiveram início as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade. A produção documental se deu como reflexo das atividades referentes a solenidades, comemorações e homenagens, congressos, conferências, seminários, simpósios, encontros, convenções, ciclos de palestras e mesas redondas, e feiras, salões, exposições, mostras, concursos e festas.
A documentação de guarda permanente, produzida e acumulada no âmbito da Reitoria e do Campus Chapecó é custodiada pelo Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental, no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentos procedentes das funções e atividades desenvolvidas pela UFFS, oriundos dos recolhimentos efetivados das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Esta série inclui documentos de caráter genérico, referentes à administração geral cujos assuntos não possuem classificação específica nas demais séries do Quadro de Arranjo.
Avaliação, seleção e eliminação
Foram eliminados documentos com prazos de guarda expirados de acordo com o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS, seguindo os procedimentos previstas na Portaria nº 626/GR/UFFS/2018, que normatizou os procedimentos internos para a destinação de documentos arquivísticos para eliminação no âmbito da UFFS.
Ingressos adicionais
Por ser um fundo documental aberto receberá ingressos adicionais, conforme o andamento das atividades da Universidade.
Sistema de arranjo
Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas no Quadro de Arranjo de Documentos da UFFS, construído de acordo com o Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio da Administração Pública Federal, constituindo-se nas seguintes subséries:
Solenidades. Comemorações. Homenagens
Congressos. Conferências. Seminários. Simpósios. Encontros. Convenções. Ciclos de palestras. Mesas redondas
Feiras. Salões. Exposições. Mostras. Concursos. Festas
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Permitida pesquisa mediante solicitação prévia, em observância à Instrução Normativa nº 8/PROPLAN/UFFS/2017, que dispõe sobre os procedimentos para consulta de documentos arquivados no Arquivo Permanente da Reitoria da UFFS
Há restrição de acesso aos documentos que contenham informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e a imagem dos servidores e dos estudantes, em observância à Lei de Acesso à Informação (LAI) e à Lei Geral de Proteção e Dados (LGPD).
Condiçoes de reprodução
Os documentos impressos, que não possuam restrição de acesso, poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia sem a utilização de flash.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Documentos predominantemente em português, sem outros caracteres especiais de escrita.
Características físicas e requisitos técnicos
Documentos avulsos e/ou reunidos em processos administrativos em bom estado de conservação.
Instrumentos de descrição
Em elaboração.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Documentos originais. Encontram-se no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó, custodiado pelo Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental da UFFS.
Alguns documentos ainda podem estar sob a custódia das unidades acadêmicas das Pró-Reitorias que efetivaram os recolhimentos.
Existência e localização de cópias
Na possibilidade de inexistência dos documentos originais, as cópias encontram-se mantidas no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó da UFFS. Também podem existir cópias dos documentos mantidos nos arquivos setoriais das unidades que procederam as transferências e os recolhimentos.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
A série evidencia, principalmente, o planejamento, programação, discursos, palestras e trabalhos apresentados por técnicos da Universidade.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). CONARQ. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
11/04/2019
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Arquivo Nacional (Brasil)
Conselho Nacional de Arquivos
Conselho Internacional de Arquivos