Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 2009 (Creation)
Level of description
Series
Extent and medium
Documentos analógicos e digitais. Não dimensionado.
Context area
Name of creator
Biographical history
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. O processo de criação da UFFS iniciou com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal. Contando com mais de 40 cursos de graduação, a Universidade já ultrapassou a marca de 8 mil alunos e completa, em 2019, dez anos de história. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Com a aplicação da nova política de ingresso, a maioria dos alunos da graduação são provenientes de escolas públicas de diferentes locais do Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos, além de antecipar a conquista de objetivos fundamentais para o país, para a população e para a estrutura escolar, fazendo justiça à trajetória dos estudantes brasileiros, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população. Para ingressar na UFFS é preciso realizar o ENEM, pois a Universidade atualmente adota o SiSU como método de acesso à graduação.
Além da graduação, a UFFS oferece oportunidades em cursos de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). Atualmente são oferecidos diversos cursos de especialização, residências médicas, 12 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais.
Repository
Archival history
Esse acervo reúne documentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde o ano de 2009, ano de sua criação. A produção documental se deu como reflexo das atividades administrativas e acadêmicas referente à modernização e reforma administrativa, planos, programas e projetos de trabalho, acordos, ajustes, contratos e convênios firmados, além de documentos resultantes da organização e funcionamento da universidade, da gestão de pessoal, da gestão de material e patrimônio, orçamento e finanças, e de documentação, informação e comunicações.
A documentação de guarda permanente, produzida e acumulada no âmbito da Reitoria e do Campus Chapecó é custodiada pelo Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental, no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó.
Immediate source of acquisition or transfer
Documentos procedentes das funções e atividades desenvolvidas pela UFFS, oriundos dos recolhimentos efetivados das unidades acadêmicas e administrativas vinculadas à Reitoria, ao Campus Chapecó e aos Órgãos Colegiados.
Content and structure area
Scope and content
Esta série reflete a história administrativa e jurídica, a organização e o funcionamento da universidade, incluindo as atividades concernentes à política de pessoal, ao controle de material e patrimônio, assim como o orçamentário e financeiro. Também, reúne informações sobre as atividades de comunicação e de documentação e informação da instituição.
Estão incluídos Atos Oficiais como Portarias, Editais e Resoluções da Administração e Atas, Pareceres, Resoluções, Decisões e Moções dos Órgãos Colegiados da Universidade, além de entrevistas, noticiários, reportagens e materiais resultantes de campanhas institucionais e publicidade, como cartazes, folhetos, folders e outros documentos de caráter promocional da UFFS.
Appraisal, destruction and scheduling
Foram eliminados documentos com prazos de guarda expirados de acordo com o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS, seguindo os procedimentos previstas na Portaria nº 626/GR/UFFS/2018, que normatizou os procedimentos internos para a destinação de documentos arquivísticos para eliminação no âmbito da UFFS.
Accruals
Por ser um fundo documental aberto receberá ingressos adicionais, conforme o andamento das atividades da Universidade.
System of arrangement
Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas no Quadro de Arranjo de Documentos da UFFS, construído de acordo com o Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio da Administração Pública Federal, sendo subdividido pelas seguintes subséries: Organização e funcionamento; Pessoal; Material; Patrimônio; Orçamentos e finanças; Documentação e informação; Comunicação; Outros assuntos referentes a Administração Geral.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Permitida pesquisa mediante solicitação prévia, em observância à Instrução Normativa nº 8/PROPLAN/UFFS/2017, que dispõe sobre os procedimentos para consulta de documentos arquivados no Arquivo Permanente da Reitoria da UFFS
Há restrição de acesso aos documentos que contenham informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e a imagem dos servidores e dos estudantes, em observância à Lei de Acesso à Informação (LAI) e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Conditions governing reproduction
Os documentos impressos poderão ser reproduzidos através de processo reprográfico de digitalização e/ou fotografia sem a utilização de flash.
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Documentos predominantemente em português, sem outros caracteres especiais de escrita.
Physical characteristics and technical requirements
Documentos avulsos e/ou reunidos em processos administrativos em bom estado de conservação.
Finding aids
Em elaboração.
Allied materials area
Existence and location of originals
Documentos originais. Encontram-se no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó, custodiado pelo Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental da UFFS.
Alguns materiais disponibilizados digitalmente ainda podem estar sob a custódia das unidades produtoras dos documentos.
Existence and location of copies
Na possibilidade de inexistência dos documentos originais, as cópias encontram-se mantidas no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó da UFFS. Também podem existir cópias dos documentos mantidos nos arquivos setoriais das unidades que procederam as transferências e os recolhimentos.
Related units of description
Notes area
Note
A série evidencia, principalmente, as alterações e a modernização administrativa na estrutura da Universidade, e a relação com órgãos externos à instituição, além de registrar a atuação de conselhos, comissões e grupos de trabalho, e questões ligadas à gestão de pessoas e política de pessoal, como recrutamento, seleção, aperfeiçoamento, treinamento e estudos, e previsão de pessoal.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). CONARQ. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
Status
Final
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
11/04/2019
Language(s)
- Brazilian Portuguese