Parte 2026-05-06/30150 - 1º Seminário de Inteligência Artificial da UFFS - Parte 1

Área de identificação

Código de referência

BR SCUFFS UFFS-900-920-2026-05-06/30146-2026-05-06/30147-2026-05-06/30148-2026-05-06/30149-2026-05-06/30150

Título

1º Seminário de Inteligência Artificial da UFFS - Parte 1

Data(s)

  • 05/05/2026 (Produção)

Nível de descrição

Parte

Dimensão e suporte

Documento audiovisual, formato MP4, 116 MB

Área de contextualização

Nome do produtor

(15/09/2009)

História administrativa

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

1º Seminário de Inteligência Artificial da UFFS, promovido pela Comissão de Estudos e Diretrizes sobre Inteligência Artificial da UFFS (CEDIA-UFFS), realizado no dia 5 de maio de 2026.
O evento integra as atividades da Comissão e tem como finalidade ampliar o debate institucional sobre o uso, a governança e os
impactos da inteligência artificial no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária. A programação contempla a
apresentação da arquitetura regulatória proposta pela Comissão e a mesa “Soberania digital, algoritmos e ética da IA na
educação”.
Palestrantes convidados:
Renata Mielli
Tem atuação destacada nos debates sobre soberania tecnológica digital, regulação de plataformas e impacto dos algoritmos. Ela é coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), assessora especial da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, presidenta do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e é doutora em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM-ECA-USP.

Paulo Roberto Córdova
Professor e pesquisador no IFSC e líder do Grupo de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (GAIA), onde coordena pesquisas com foco em agentes morais artificiais, aprendizado de máquina ética e governança de IA. Doutor em Informática na Educação pela UFRGS e especialista em Inteligência Artificial pela UFV, é membro da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA) e tem se destacado pela produção de obras que discutem os impactos sociais da tecnologia, entre elas: Inteligência Artificial: entre o fascínio e o medo e Quem escreve o conhecimento: um guia para o uso ético, responsável e transparente da Inteligência Artificial Generativa na Educação e na Pesquisa.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados