Universidade Federal da Fronteira Sul

Identity area

Identifier

SCUFFS

Authorized form of name

Universidade Federal da Fronteira Sul

Parallel form(s) of name

  • UFFS

Other form(s) of name

  • Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil)

Type

  • University

Contact area

Type

Address

Street address

Reitoria UFFS Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul, Chapecó, SC, Brasil

Locality

Chapecó

Region

Santa Catarina

Country name

Brazil

Postal code

89815-899

Telephone

(49) 2049-3100

Fax

Email

URL

Note

Description area

History

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública, criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009. O processo de criação da UFFS iniciou com cinco campi: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal. Contando com mais de 40 cursos de graduação, a Universidade já ultrapassou a marca de 8 mil alunos e completa, em 2019, dez anos de história. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Com a aplicação da nova política de ingresso, a maioria dos alunos da graduação são provenientes de escolas públicas de diferentes locais do Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos, além de antecipar a conquista de objetivos fundamentais para o país, para a população e para a estrutura escolar, fazendo justiça à trajetória dos estudantes brasileiros, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população. Para ingressar na UFFS é preciso realizar o ENEM, pois a Universidade atualmente adota o SiSU como método de acesso à graduação.
Além da graduação, a UFFS oferece oportunidades em cursos de pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu). Atualmente são oferecidos diversos cursos de especialização, residências médicas, 12 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais.

Geographical and cultural context

Essa Universidade está situada na Região Sul do Brasil, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, nas cidades de Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná, e nas cidades de Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A UFFS abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Historicamente desassistida pelo poder público, especialmente com relação ao ensino superior, a mesorregião sonhava com uma universidade federal há décadas e tem na UFFS a maior expressão de como é possível desenvolver ensino superior público, gratuito e de qualidade em um ambiente que recentemente apresentava poucas perspectivas.

Mandates/Sources of authority

Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009 – Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e dá outras providências.

Administrative structure

A Universidade conta com um Órgão Superior, o Conselho Universitário (CONSUNI).

Na Administração Superior (Reitoria), inserem-se o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias - Administração e Infraestrutura; Assuntos Estudantis; Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas; Graduação; Planejamento; Pós-Graduação -, as Secretarias Especiais – Laboratórios; Obras; Tecnologia e Informação -, a Auditoria Interna, e a Procuradoria Federal junto a UFFS.

A estrutura administrativa é composta ainda por Órgãos Intermediários, que integram seis Campi: Campus Cerro Largo; Campus Chapecó; Campus Erechim; Campus Laranjeiras do Sul; Campus Passo Fundo; Campus Realeza. Integram essa estrutura os Conselhos de Campus e as Direções de Campus.

Os Órgãos de Base são compostos pelas Unidades Acadêmicas (Colegiados e Coordenações de Cursos), enquanto que as Unidades Administrativas contam com diversas Superintendências, Diretorias, Departamentos, Divisões, Setores e Serviços.

Records management and collecting policies

O acervo arquivístico é composto por documentos produzidos e recebidos pelas unidades administrativas e acadêmicas da UFFS. A gestão de documentos é regida pela Resolução n° 13/CONSUNI/UFFS/2016 e pela Resolução nº 008/CONSUNI/UFFS/2011, que aprovou o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS.
A entrada dos documentos no Arquivo da Reitoria e do Campus Chapecó é realizada mediante o contato das unidades administrativas e acadêmicas solicitando a transferência ou recolhimento dos documentos que já cumpriram a fase corrente, de acordo com a Instrução Normativa nº 9/SETI/UFFS/2020 e Instrução Normativa nº 10/SETI/UFFS/2020.

Buildings

A Instituição possui prédios próprios em todos os Campi, os quais sediam as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.
Na Sede (Chapecó), os prédios próprios localizam-se no Campus Chapecó, onde são desenvolvidas as atividades acadêmicas. O prédio da Biblioteca, TI e Arquivo, além da Biblioteca do Campus Chapecó, da TI e do Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó, abriga as unidades administrativas vinculadas à Reitoria: Gabinete do Reitor, Editora, Diretoria de Comunicação Social, Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica, Assessoria Especial de Governança e Integridade, Procuradoria Educacional Institucional, Auditoria Interna e Ouvidoria. Neste prédio estão localizadas ainda as instalações da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Planejamento

As demais unidades da Administração Superior (Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Secretaria Especial de Obras e Secretaria Especial de Laboratórios), localizam-se no Bloco C, onde também estão instaladas as unidades acadêmicas e administrativas do Campus Chapecó da UFFS.

Holdings

Na Universidade são produzidos e acumulados documentos em decorrências das atividades-meio (administração geral, organização e funcionamento, pessoal, material, patrimônio, orçamento e finanças, documentação e informação, comunicações e assuntos diversos) e das atividades-fim (ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil)
Nos Campi, a documentação é mantida nos próprios setores produtores/acumuladores até que sejam criadas unidades responsáveis pela guarda intermediária e permanente.

Na Sede (Chapecó), os documentos são mantidos em arquivo corrente nos setores, e posteriormente são transferidos e recolhidos para o Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó.
Nesse espaço, o acervo documental inclui: documentos de caráter intermediário e permanente das unidades administrativas e acadêmicas da Reitoria e do Campus Chapecó, sendo a totalidade do acervo constituída por documentos registrados em suporte papel. Há alguns documentos arquivísticos mantidos em mídias removíveis no Serviço de Arquivo Permanente, que registram gravações de eventos, reuniões, sessões dos conselhos superiores etc.

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

De segunda-feira a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h, e das 13:00h às 17:30h, exceto feriados nacionais, estaduais ou municipais.

Access conditions and requirements

Os documentos estão disponíveis para consulta, com exceção dos que possuem restrição de acesso, conforme a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e suas regulamentações.

O acesso à documentação por usuários externos ocorre mediante solicitação (via correio eletrônico: seti.dgdoc@uffs.edu.br ou através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC): esic.cgu.gov.br ).

Documentos com informações sensíveis (pessoais, de saúde, dados financeiros etc.) são disponibilizados apenas aos setores administrativos da UFFS, mediante solicitação formal.

O empréstimo de documentos é permitido somente aos setores internos da UFFS, em atenção à Instrução Normativa nº 11/SETI/UFFS/2020.

Accessibility

O campus Chapecó, situado na rodovia SC 484 – localiza-se fora do perímetro urbano, requerendo meios de transportes (automóvel ou ônibus) para garantir o seu acesso. O transporte através de ônibus é disponibilizado pela Linha 24 (Universidade Federal da Fronteira Sul) saindo diariamente do terminal central em diversos horários. Os horários do transporte urbano podem ser consultados pelo site: http://www.avchap.com.br/site/busca-de-horarios/

Os prédios possuem estacionamentos próximos, um conjunto de escadas, rampas e elevadores que facilitam o acesso, além de banheiros apropriados para atender pessoas com necessidades especiais.

Services area

Research services

A Universidade dispõe de Bibliotecas em todos os Campi, com salas de estudo e computadores disponibilizados para a realização de pesquisas.

A Instrução Normativa nº 11/SETI/UFFS/2020 orienta quanto aos procedimentos de empréstimo de documentos aos usuários internos e consulta aos documentos arquivados no Arquivo Permanente da Reitoria e Campus Chapecó.

Reproduction services

Public areas

Control area

Description identifier

UFFS

Institution identifier

BR SCUFFS

Rules and/or conventions used

Conselho Internacional de Arquivos. ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/ISDF.pdf
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf
Conselho Nacional de Arquivos (Brasil). NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf
Conselho Nacional de Arquivos (Brasil). ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/isaar_cpf.pdf
Conselho Nacional de Arquivos (Brasil). CODEARQ: código de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Disponível em: http://conarq.gov.br/o-cadastro.html

Status

Final

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

10/04/2019

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Maintenance notes

Responsáveis pelas revisões e manutenções das descrições registradas:
Eliseu dos Santos Lima (Arquivista)
Murilo Billig Schäfer (Arquivista)
Daniele Ramos Zimmermann (Técnica em Arquivo)
Cinara Reis Flores (Arquivista)

Access points

Access Points

  • Education (Thematic area)
  • Science and Technology (Thematic area)
  • Arts and Culture (Thematic area)
  • Clipboard

Primary contact

Reitoria UFFS
Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul, Chapecó, SC, Brasil
Chapecó, Santa Catarina
BR 89815-899