Informações úteis

ACESSO À MEMÓRIA

A plataforma Access to Memory - AtoM (Acesso à Memória) é um software livre voltado à descrição, difusão e acesso de acervos, permitindo aos órgãos e entidades disponibilizarem seus documentos arquivísticos por meio da web, ampliando o acesso às informações e documentos da instituição. O desenvolvimento do AtoM se deu por iniciativa do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), atendendo ao conjunto de normas nacionais e internacionais que tratam da descrição de documentos arquivísticos.

Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Departamento de Gestão Documental (DGDOC) é a unidade responsável por desenvolver e coordenar a política de gestão arquivística, visando à eficiência administrativa, à agilização dos fluxos informacionais, o acesso à informação, além da preservação dos documentos que registram a história da Instituição.

Responsável pela custódia de documentos de caráter intermediário e permanente, o DGDOC, nesta primeira etapa de implantação do AtoM, disponibilizou documentos que remontam a trajetória da UFFS nos seus 10 anos de existência. Trata-se de uma pequena parte do acervo permanente da Instituição, que pelo seu valor histórico, probatório e informativo, passa a estar disponível à consulta da comunidade interna e externa da UFFS, possibilitando que estas informações sejam utilizadas como subsídio para estudos e pesquisas, valorização da Universidade enquanto agente transformador da sociedade, além de possibilitar que a população conheça ainda mais, como foi a trajetória de sua criação e consolidação na Mesorregião Fronteira do Mercosul.

Além de realizar a difusão do acervo arquivístico permanente, a adoção do AtoM cumpre com o atendimento de dispositivos legais que tratam do direito de acesso à informação pública, com destaque para o Decreto N° 7.724/2012, que regulamenta a Lei N° 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação – LAI, que cita como dever das instituições públicas, a promoção da transparência ativa das informações de interesse coletivo ou geral.

Informações adicionais sobre o projeto Access to Memory (AtoM), que desde 2007 vem oferecendo acesso à memória, podem ser obtidas no site do projeto: https://www.accesstomemory.org/pt-br/ .

PLATAFORMA DE ACESSO AO ACERVO ARQUIVÍSTICO

A Plataforma de Acesso ao Acervo Arquivístico da Universidade Federal da Fronteira Sul, foi desenvolvida utilizando a interface natural do software AtoM, com algumas adaptações, visando a melhor interação do usuário com a estrutura multinível da descrição arquivística. A linguagem para utilização da plataforma é acessível e a navegação fácil, por meio de hiperlinks e pontos de acesso, o que faz com que todas as descrições arquivísticas estejam conectadas.

Na implantação da plataforma AtoM, em agosto de 2019, dedicada aos 10 anos da UFFS, foi disponibilizado parte do acervo arquivístico, de caráter permanente, custodiado pelo Departamento de Gestão Documental (DGDOC), e por setores como a Secretaria Especial de Obras (SEO), a Assessoria de Comunicação do Campus Chapecó (ASSCOM-CH) e a Diretoria de Comunicação (DICOM).

Dentre os documentos disponibilizados, destacam-se:

  1. Portarias do Gabinete do Reitor;

  2. Recortes de jornais (clipagens);

  3. Fotografias que retratam a construção dos Campi da UFFS;

  4. Fotografias que retratam eventos, projetos, atividades e da vida acadêmica do Campus Chapecó;

  5. Boletins Informativos que perfazem os principais acontecimentos da UFFS desde a sua criação;

  6. Áudios e vídeos referentes à criação e desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas da UFFS;

A continuidade do projeto do AtoM na UFFS, visa a inserção de documentos permanentes custodiados, ou que futuramente forem recolhidos ao DGDOC. Além disso, diversas unidades administrativas e acadêmicas custodiam documentos, que podem, após um processo de seleção e organização, serem inseridos na plataforma, a fim de estarem disponíveis para consulta da comunidade.

Neste primeiro momento, o DGDOC priorizou a inserção de documentos produzidos e acumulados de 2009 a 2014, tarefa esta que ainda requer um tempo até ser concluída, tendo em vista a necessidade de seleção, preparação, descrição e inserção, que ocorre item a item, até a sua disponibilização na plataforma.

Considerando que a produção e acumulação de documentos ocorre nos mais diversos setores da Universidade, distribuídos nos seus seis Campi, além da Reitoria, o acervo arquivístico permanente da UFFS é amplo e está em constante produção. Assim, o acervo disponibilizado estará em constante revisão, além do acréscimo de documentos que vem sendo preparados para disponibilização na plataforma. Assim, na medida que forem sendo descritos, conjuntos documentais de outras unidades da Universidade, desde que não possuam restrição de acesso, também serão disponibilizados para consulta nesta Plataforma.

Orientações para realizar pesquisas na Plataforma de Acesso ao Acervo Arquivístico da UFFS, estão disponíveis no item “Como realizar buscas”, no menu central da página inicial.

A pesquisa diretamente nos documentos originais que foram transferidos e/ou recolhidos para guarda no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó, inclusive às clipagens de notícias e reportagens cedidas pelo Departamento de Assessoria de Comunicação e pela Assessoria de Comunicação do Campus Chapecó, onde é possível consultar os veículos de comunicação que os publicaram, é possibilitada mediante contato com o Departamento de Gestão Documental: seti.dgdoc@uffs.edu.br.

UTILIZAÇÃO E REPRODUÇÃO DOS OBJETOS DIGITAIS

A utilização e/ou reprodução de documentos textuais, fotografias, áudios e vídeos é permitida, sendo que os créditos como fonte de pesquisa devem ser atribuídos à Plataforma de Acesso ao Acervo Arquivístico da Universidade Federal da Fronteira Sul, da seguinte forma: Universidade Federal da Fronteira Sul. Acervo Arquivístico: https://acervo.uffs.edu.br.

CONTATO

O Departamento de Gestão Documental – DGDOC está localizado no Campus Chapecó, Rodovia SC 484 – Km 02, Fronteira Sul, CEP 89815-899, Prédio da Biblioteca, Salas 210, 211 e 212.

Sugestões, críticas, informações sobre a Plataforma Acervo, informações sobre os documentos disponibilizados podem ser formalizadas por meio do endereço de correio eletrônico do Departamento de Gestão Documental – DGDOC: seti.dgdoc@uffs.edu.br

Você pode contribuir com o acervo da UFFS nos enviando reportagens ou fotografias sobre a instituição ou sugerindo a digitalização de documentos que poderiam ser disponibilizados na plataforma pelo e-mail: arquivopermanente@uffs.edu.br

EQUIPE

DESCRIÇÃO E INSERÇÃO DOS OBJETOS DIGITAIS

Murilo Billig Schäfer – Arquivista
Eliseu dos Santos Lima – Arquivista
Daniele Ramos Zimmermann – Técnica em arquivo
Cinara Reis Flores – Arquivista

DESENVOLVIMENTO DO LEIAUTE DA PLATAFORMA

Vinícius Rifam – Bolsista do Curso de Ciência da Computação

SUPORTE E ATUALIZAÇÕES DA PLATAFORMA

Departamento de Infraestrutura de Aplicações